quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aula de Matemática


No dia 31 de Setembro de 2009, na sala da UFBA (Universidade Federal do Estado da Bahia,apresentei para professor Narciso e as demais pessoas presentes, uma aula de matemática que antes tinha sido explicada para uma turma multisseriada na escola onde traabalho. Ao realizar a aula que planejei falando sobre os sólidos geométricos, deixei bem claro para o professor e os outros participantes que, devido a turma que ensino, ser das classes multisseriadas e uma série vem sempre aprendendo com a outra, os alunos já conheciam um pouco do assunto e isso contribuiu muito para que eles entendessem com mais facilidade. Conclui que a forma de passar os conhecimentos, através de jogos, exemplos das formas geométricas, tanto dentro da sala de aula quanto fora,a coletividade e a participação dos alunos na fala,foi o básico para alcançar os objetivos esperados. A aula teve um ótimo aproveitamento na sala onde trabalho e também na UFBA pois os colegas cursistas gostaram muito da forma que apresentei os conteúdos. Espero o retorno do professor para saber onde devo melhorar assim ensinar aos meus alunos de forma superior.

3 comentários:

Vanusia Sampaio disse...

João. A sua aula foi o maior sucessoooo. Adorei o modo de você apresentar . Uma aula simples mais com um bom desenvolvimento. Você está de parabéns.

izabelkriss disse...

Concerteza existem varias formas de se ensinar matemática usando nossa criatividade com objetos do nosso cotidiano . Mas as vezes passam despercebido não damos impotãncia a essa atividade, enquanto na maioria das vezes aprendemos mais com o simples do que com a complexidade.

maria gloria moura disse...

João você realizou uma excelente aula, partiu das coisas simples do nosso dia a dia, usando os objetos conconcretos como: a natureza o material que existi na sala, foi muito proveitoso a troca de experiência, aprendi muito com sua simplicidade, continui assim.