quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aula de Matemática


No dia 31 de Setembro de 2009, na sala da UFBA (Universidade Federal do Estado da Bahia,apresentei para professor Narciso e as demais pessoas presentes, uma aula de matemática que antes tinha sido explicada para uma turma multisseriada na escola onde traabalho. Ao realizar a aula que planejei falando sobre os sólidos geométricos, deixei bem claro para o professor e os outros participantes que, devido a turma que ensino, ser das classes multisseriadas e uma série vem sempre aprendendo com a outra, os alunos já conheciam um pouco do assunto e isso contribuiu muito para que eles entendessem com mais facilidade. Conclui que a forma de passar os conhecimentos, através de jogos, exemplos das formas geométricas, tanto dentro da sala de aula quanto fora,a coletividade e a participação dos alunos na fala,foi o básico para alcançar os objetivos esperados. A aula teve um ótimo aproveitamento na sala onde trabalho e também na UFBA pois os colegas cursistas gostaram muito da forma que apresentei os conteúdos. Espero o retorno do professor para saber onde devo melhorar assim ensinar aos meus alunos de forma superior.

3 comentários:

Vanusia Sampaio disse...

João. A sua aula foi o maior sucessoooo. Adorei o modo de você apresentar . Uma aula simples mais com um bom desenvolvimento. Você está de parabéns.

Izabel Cristina pires disse...

Concerteza existem varias formas de se ensinar matemática usando nossa criatividade com objetos do nosso cotidiano . Mas as vezes passam despercebido não damos impotãncia a essa atividade, enquanto na maioria das vezes aprendemos mais com o simples do que com a complexidade.

maria gloria moura disse...

João você realizou uma excelente aula, partiu das coisas simples do nosso dia a dia, usando os objetos conconcretos como: a natureza o material que existi na sala, foi muito proveitoso a troca de experiência, aprendi muito com sua simplicidade, continui assim.